Skip to content

Cultura Do Café Pelo Mundo

Posted in Café, História, and Padoka

Você que ama um bom café, já parou para pensar na cultura dele em outros países? Como ele é tomado ou se ate mesmo é usado por alguma religião? E como domingo é o dia internacional do café, trouxemos 4 historias dos cafés mais curiosos do mundo!

 

ETIÓPIA – O PAÍS ORIGEM

A cultura do café começou na África, no século 10 A.C., só com essa informação já conseguimos imaginar como o café é visto por lá, não é?

Na Etiópia o café é tão sagrado que existe até uma cerimonia para ele, onde a senhora da casa cuidadosamente faz a infusão em garrafas especiais chamadas de jebena. A cerimonia dura horas e é comum ouvir frases como “o café é nosso”

etiopia

ITÁLIA – A CASA DO CAFÉ EXPRESSO

Itália é o país criador do café expresso, preparado na famosa Moka – conhecida como cafeteira italiana, um método que acentua o sabor. Outros cafés muito apreciados pelos italianos são: o famoso cappuccino e o Expresso Romano: que leva uma tira de limão na borda da xícara para realçar o sabor.

italia

MÉXICO – CRIADOR DO CAFÉ DE OLLA

Os mexicanos tem seu próprio café feito com suas especiarias, chamado de café de olla. A receita leva: canela, açúcar e piloncillo (um tipo de rapadura), que depois são misturados em uma água fervente e condimentada, no final é adicionando o pó de café, coado e servido em uma panela de barro

olla

JAPÃO – CAFÉ EM LATA

No Japão o café é levado como uma bebida energética, boa e pratica para o dia a dia, podem ser encontrados pelo país todo servidos em latas, garrafas ou em maquinas, podendo acompanhar o ritmo agitado do japonês.

japao

TURQUIA – O CAFÉ FORTE

Na Turquia o café tem um peso histórico muito forte, o que fez a bebida ser incorporada em tradições e costumes do país. No preparo é utilizada uma moagem extrafina em um pote chamado cezve – um pequeno pote de cobre, misturam com agua fria, café e açúcar, após tudo isso o café é levado para uma panela com areia, ficando totalmente submerso. A areia é aquecida e o café passa por um processo de cozimento antes de ser servido na xícara.

O café turco é conhecido como o mais forte e espesso do mundo pelo simples fato de ele não ser coado no processo.

turquia

fonte: blog clube do café

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *