Skip to content

Qual é a origem das padarias?

Posted in Florianópolis, História, Padaria, and Pães

É sempre bom acordar pela manha com um pão quentinho lhe esperando para acompanhar seu café, mas alguma vez já pensou como aquele pão foi parar na sua mesa? Não apenas como ele foi feito pela padaria, mas como ele foi criado ou até mesmo a origem das padarias que estamos tão acostumados?

Para isso, antes de pensar de onde surgiram as padarias, precisamos pensar na história do pão, que era bem diferente do que conhecemos hoje em dia! Estima-se que o pão foi criado a cerca de 12 mil anos atrás,  na região da Mesopotâmia – onde hoje se localiza o Iraque. Os pães naquela época eram feitos de farinha misturado ao fruto do carvalho, eram achatados, duros e bem secos, antes de comê-los era necessário lavar os pães varias vezes, assa-los em pedras quentes, para assim poder comer, porem essa técnica foi usada só ate 7.000 a.C. quando foram criados os fornos de barro parar assar pães, o que ajudou bastante.

Já as padarias, até pouco tempo atrás, estimavam-se que as que esses locais só tinham sido criados em 140 a.C. em Roma, mas novos estudos indicam que elas estiam desde muito antes, no antigo Egito.

Há pouco tempo, alguns historiadores americanos descobriram que a padaria mais antiga do mundo se localizava no Oasis de El-Kharga, construído por volta de 3.000 a.C. O local tinha fornos a barro – para assar os pães, alguns utensílios para padaria, mesas e bandejas. Acredita-se também que era naquele local que produziam o “pão do sol”, um pão egípcio, que por sinal é consumido ate hoje pela região. O alimento era bastante importante para os moradores da região, e a expressão “ganha pão” fazia muito sentido por lá já que seus salários eram pagos com três pães e duas canecas de cerveja.

Já em Roma as padarias demoraram a surgir, mas com o tempo começaram a ganhar forma, sendo padeiro uma profissão de muito prestigio entre os romanos, ate mesmo criando escolas de padeiros, junto com suas primeiras padarias.

Por mais que todos acreditassem que as primeiras receitas de pães e primeiras padarias tenham vindo de Roma, acredita-que que os romanos apenas sabiam produzir pão pelos gregos, já que as primeiras padarias romanas foram criadas por imigrantes.

No Brasil, os pães que nos conhecemos só começaram a chegar em 1835, no Rio de Janeiro, que era a capital da época, com uma receita bem brasileira e diferente!

Com o tempo, os fornos e as padarias foram evoluindo para o que nos conhecemos hoje, tornando bem mais fácil, rápido e prático a produção de pão!

fonte: hypeness

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *